quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

CESAR OLIVER E A EXPRESSIVIDADE DA SUA ARTE


No mundo das artes é preciso muito mais do que inspiração. É preciso, amor, ousadia, criatividade e sensibilidade. É dessa forma que o artista plástico Cesar Oliver esbanja seu talento e consegue transformar a matéria prima utilizada no seu trabalho, que é descartada e ofertada pela natureza através do seu ciclo vegetal, em objetos de desejo.

Nascido no Rio de Janeiro, Cesar se considera baiano, pois chegou em Salvador com apenas três meses. Artista autodidata começou a trabalhar com arte há 11 anos, quando se recuperou de um stress na sua vida profissional, que o deixou sem o sentido da visão. Após diversas tentativas com medicina convencional, passou a fazer um retiro espiritual e a partir da manipulação de elementos da natureza recuperou a visão. 

Tudo começou, segundo ele, com esse “milagre”. Após a mudança radical que aconteceu em sua vida, deixou de lado a vida atribulada, a profissão de executivo e foi em busca da paz de espírito no povoado de Diogo, estabelecendo contato direto com a natureza. Com fibras de coco, Raízes e pedaços de madeira, César iniciou-se nas artes plásticas e passou a dar vida a esses elementos descartados pela própria natureza.

“Desde o início, o meu trabalho esteve ligado diretamente com a natureza, pois foi utilizando elementos naturais que me iniciei nas artes e ao longo do tempo fui desenvolvendo trabalhos e produtos ecologicamente corretos. Esse sempre foi o norte do meu trabalho”, ressalta o artista que se destaca por trabalhar com responsabilidade social.

Uma das coisas que me chamou atenção no trabalho de Cesar, além do carinho e dedicação com a sua arte, é a sua preocupação com a sustentabilidade do meio ambiente. Sabemos que esse é um tema bastante relevante para o desenvolvimento econômico e social e, que, portanto, agrega valor a cultura e aos valores do próprio artista. Sem contar que é um assunto de interesse mundial.

Dessa forma, Cesar eterniza sua singularidade através de obras que possuem traços fortes, temas brasileiros bem definidos e expressivamente da natureza. Ele demonstra sua arte, permite a realização de desejos e a satisfação de necessidades pessoais.

No decorrer dos anos ele já participou de algumas exposições. Ao todo foram seis individuais e duas coletivas. Recentemente, o Castelo Garcia D'Ávila, em Praia do Forte, foi palco do espetáculo que retratou de forma simples, apaixonante e de um jeito único suas peças na Exposição individual, Raízes.

Esta exposição foi dedicada aos familiares e amigos que contribuíram para a recuperação de uma grave doença, descoberta no final de 2008. Mesmo passando por todas as dificuldades, Cesar não se abalou e nem deixou que afetassem a sua arte, continuou brilhando como sempre.

Com tanto amor e dedicação, Cesar conquista mais admiradores a cada dia e permite que as pessoas viajem no mundo da arte de forma mais natural possível, diante de obras fantásticas e de tanta riqueza. Para ele é muito gratificante ver seu trabalho ser reconhecido. Em suas palavras: “Nada melhor viver do que faz e do que gosta e ainda satisfazer as pessoas”.





Para os apaixonados por arte, uma grande novidade no final do ano: o artista inaugura em Imbassaí sua primeira loja com produtos exclusivos e feitos à mão. Utilizando-se da matéria prima natural, não vai faltar inspiração, arte, moda, aromas, decoração e muito mais nesse espaço interativo. “Sempre me inspiro na natureza. Ela nos ensina tudo, tudo está contido nela. Assim, a gente nunca erra”, finaliza o artista.

Que a natureza continue sendo fonte de inspiração para Cesar Oliver fazendo com que ele desenvolva mais trabalhos ricos e com uma beleza incontestável, contribuindo, é claro, com a preservação ambiental e o progresso do meio ambiente e de suas obras.




Luciana Silva, Jornalista
DRT/BA-3299
  
http://dialogos.ftc.br/index.php?option=com_content&task=view&id=231&Itemid=8