sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Bahia incia aulas de capacitação para Copa de 2014


A aula inaugural do Pronatec Copa foi realizada nesta quinta-feira (27), no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. O programa visa capacitar 5 mil trabalhadores da área do turismo no Estado para a Copa do Mundo de 2014, que acontece no Brasil.

O evento marcou as comemorações do Dia Mundial do Turismo e contou com a presença do Governador Jaques Wagner e o Secretário do Turismo, Domingos Leonelli. O governador destacou a importância do setor para a economia da Bahia.

Os certificados de conclusão do curso de capacitação para 546 trabalhadores de turismo de Salvador e municípios, foram entregues durante o evento. Além disso, um curso de inglês para alunos da Rede Estadual de Educação, provomido pela Secretaria da Educação foi lançado na ocasião.


Luciana Silva
Jornalista SRTE-3299

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Taxa de desemprego cresce, aponta pesquisa


A taxa de desemprego se manteve estável durante quatro meses consecutivos em 2012, mas em agosto o indicador cresceu. A taxa passou de 10,7%, em julho, para 11,1%, no mês passado, em seis regiões metropolitanas pesquisadas e no Distrito Federal. Os dados são da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), que foi divulgada nesta quarta-feira (26) pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Nas regiões metropolitanas analisadas, a taxa de desemprego total aumentou, de julho a agosto. Nesse período, o número absoluto de desempregados aumentou em 100 mil. Na comparação com agosto do ano passado, houve acréscimo de 120 mil desempregados. No mesmo período do ano passado, o número absoluto de desocupados era 2,399 milhões. 

Salvador registrou a maior taxa de desemprego com 18,8%. Em Recife passou de 11,6% para 12,3%, e em São Paulo, de 11,1% para 11,6%. Em Porto Alegre, Belo Horizonte e Distrito Federal, a taxa se manteve, relativamente, estável: de 7% para 6,9%, de 5% para 5,2% e de 12,7% para 12,6%, respectivamente. Somente em Fortaleza o indicador reduziu de 9,7% para 9,4%.


Luciana Silva
Jornalista SRTE-3299

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Pesquisa prevê 155 mil vagas para emprego temporário neste final de ano


                                          Foto: Luciana Silva

As festas natalinas estão chegando e, com elas, às oportunidades para vagas temporárias. Serão abertas 155 mil vagas de trabalho temporário em todo país neste final de ano, número 5,5% maior do que o verificado no ano passado, quando foram contratados 147 mil.

Esses dados são da pesquisa encomendada pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) e pelo Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem).

A expectativa é de que 15% dos 155 mil contratos de trabalho tenham chance de efetivação, o que significa que 23 mil brasileiros poderão conseguir um novo emprego após as festas de final de ano. Além disso, o trabalho temporário poderá ser uma oportunidade de conseguir o primeiro emprego. A pesquisa prevê que 20% das vagas sejam ocupadas por jovens ajustados nesta situação para o próximo natal.

Ainda de acordo com o estudo, 75% das contratações deverão ser feitas pelo setor de comércio, com as seguintes funções: analista de crédito, atendimento, crediário, embalador, vendedor, estoquista e etiquetador. 

O setor da indústria também se destaca, podendo ser responsável por 25% das contratações com as funções de auxiliar administrativo, motorista, nutricionista, operador de empilhadeira, operador de máquinas, técnico em manutenção industrial e técnico em segurança.

Somente na Bahia, deverão ser abertas mais de 6 mil vagas temporárias no final do ano. Com este resultado, o estado ocupa o primeiro lugar no nordeste.

Quem quiser se candidatar a uma dessas vagas deve ter habilidade para trabalhar em equipe, ter 1º ou 2º grau dependendo da função, e saber se comunicar. Além disso, ter qualificação. Por isso, cursos gratuitos como os oferecidos pelo Senac, por exemplo, são ótimas opções.

Luciana Silva
Jornalista SRTE-3299

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Bahia é o estado que gerou mais empregos no Nordeste


Foto: Divulgação


Durante os meses de janeiro a agosto deste ano, a Bahia já registrou 38.969 novos empregos com carteira assinada. Este é o maior saldo de empregos gerados no Nordeste. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgou os dados nesta quinta-feira (20), depois de uma atualização dos números, divulgados fora do prazo. As declarações feitas anteriormente, foram contabilizadas.

A Bahia teve um saldo de 442 novos postos de trabalho com carteira assinada, somente no mês de agosto. O que significou um aumento de 0,03% em relação ao mês anterior. No entanto, a taxa foi inferior a registrada no mesmo período do ano passado. 

De acordo com informações do Caged, os setores de serviço e comércio apresentaram os melhores resultados. O primeiro teve um aumento de 2.757 empregos e o segundo registrou 1.053 novos postos. Já o setor agropecuário teve uma queda de 1.922 postos e o da construção civil reduziu em 1.922 empregos.

O Caged registrou a geração de 37.537 postos de trabalho com carteira assinada, nos últimos doze meses.


Luciana Silva
Jornalista SRTE-3299

Com informações do Metro1

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Desemprego fica em 5,3% em agosto


                                                                   Foto: www.falams.com.br

A Pesquisa Mensal de Emprego, divulgada nesta quinta-feira (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que a taxa de desemprego em agosto permaneceu estável com relação a julho, em seis regiões metropolitanas do país: Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. A desocupação em agosto ficou em 5,3%. Segundo o IBGE, a taxa de agosto é a menor para o mês desde 2002. Em agosto do ano passado, a desocupação havia ficado em 6%.

Em média, 1,3 milhão de pessoas estavam desempregadas em agosto, mesmo número de julho. Houve uma queda de 10,6% na comparação com agosto de 2011, ou seja, 153 mil pessoas a menos. Com relação ao salário médio dos trabalhadores, o mesmo ficou em R$ 1.758,10, sofrendo um aumento de 1,9% em relação a julho.

De acordo com o instituto, a população ocupada atingiu 23 milhões para o conjunto das seis regiões, assinalando variação de 0,7% frente ao mês de julho. No setor privado, o número de trabalhadores com carteira de trabalho assinada foi 11,4 milhões.

A publicação completa da pesquisa pode ser acessada no site do  IBGE.



Luciana Silva
Jornalista SRTE-3299

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Concurso público: Fazer ou não?


O mercado de concursos no Brasil vem crescendo consideravelmente. Com isso, houve aumento da concorrência e a proliferação dos cursinhos preparatórios. Muitas pessoas deixam o trabalho para se dedicar exclusivamente aos estudos. Da mesma forma, quem está sem emprego deposita todas as “fichas” no concurso público. Mas, não é nenhuma novidade que ser aprovado em um concurso não é uma tarefa fácil. É preciso dedicação. Para conquistar a tão sonhada vaga é necessário horas e horas de estudos, e até mesmo abrir mão de algumas coisas, como o lazer, por exemplo. Então surge a dúvida: fazer ou não?
  
São inúmeros benefícios para quem consegue passar no concurso público: Garantia de que não perderá o emprego (a menos que cometa algum erro muito grave); direito a tirar férias, décimo terceiro e possui previdência. Dessa forma, o servidor público não tem motivos para pedir demissão. 

A administradora hoteleira, Laís Santiago, optou por fazer concurso e não precisou deixar o emprego. Ela concilia o estudo com o trabalho: “Procuro estudar no meu intervalo e organizar os horários de estudo no fim de semana. Fiz cursinho de janeiro a abril e comecei outro agora em agosto. Escolhi o concurso público pela estabilidade que ele dá e os seus benefícios”, diz.

Saber qual é o salário mensal e poder planejar melhor sua vida é, sem dúvidas, confortante. No setor privado não existe garantia, você poderá ser demitido a qualquer momento, sem motivo aparente. No entanto, muitos acreditam que ingressar no serviço público e garantir estabilidade profissional pode ser bom, mas também pode gerar certa acomodação.

Para o empresário Rafael Santos, com o concurso público a pessoa se acomoda, não pensa em crescer: “Pelo fato da pessoa se acomodar, deixa muitas vezes de realizar um grande sonho. Um empreendedor está sempre pensando em algo melhor e maior, não tem medo de arriscar. O que não quer dizer que todo funcionário público fique nessa função a vida toda. Pode apenas estar utilizando o concurso como uma etapa na carreira profissional”, comenta. 

Pois é! O concurso público pode ter muitas vantagens, mas é importante estar sempre atualizado, fazendo cursos de especialização e não se acomodar. Dessa forma, você pode se destacar profissionalmente e mostrar o seu valor.


Luciana Silva
Jornalista SRTE-3299

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Oportunidade de vaga



A RH Fase está selecionando candidatos para vaga de Supervisão de Manutenção Predial.

A pessoa que for selecionada vai realizar as seguintes atividades: acompanhamento de pequenas obras e reformas, supervisão de funcionários das áreas de refrigeração, pinturas e consertos.

Quem tiver interesse pode enviar o currículo para o e-mail: rhfase@rhfase.com.br e se cadastrar aqui no nosso site: www.rhfase.com.br.

Luciana Silva
Jornalista SRTE-3299

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Seleções mandantes mostram força na 7ª rodada do Campeonato Intermunicipal




Por: Jorge Luiz da Silva. 




Os resultados dos confrontos da 7ª rodada do Campeonato Intermunicipal de futebol amador, comprovaram a força das seleções mandantes que venceram 11 duelos e empataram 8. 
Consequentemente perderam apenas 5, dos 24 jogos disputados. 
Destaque especial para as seleções invictas. 
Belmonte empatou com Itamaraju, em tarde infeliz dos homens gols; 
Itabuna goleou impiedosamente o selecionado de Canavieiras; 
Itapetinga derrotou Itororó, com certa facilidade; 
Porto Seguro massacrou Eunápolis 
e São Francisco do Conde tropeçou diante de Salinas da Margarida; 
Entretanto todas elas tem algo em comum. 
Continuam sem sentir o dissabor da derrota. 
As cinco continuam mantendo as suas invencibilidades no certame. 
No quesito gols marcados também superaram os selecionados visitantes. 
Balançaram as redes dos guarda-metas adversários em 42 oportunidades, das 73 convertidas no domingão; 
Foram 11 tentos a mais, contribuindo para a excelente média de 3,08 gols por partida.

Confira todos os resultados da sétima rodada de forma exclusiva:

Salinas da Margarida 2x2 São Francisco do Conde (Salinas das Margaridas)
Una 2x2 Ilhéus (Una)        
Luís Eduardo Magalhães 1x1 Belo Campo (São Desidério)
Simões Filho 1x1 Muritiba (Simões Filho)
Alagoinhas 0x0 Rio Real (Alagoinhas)
Belmonte 0x0 Itamaraju (Belmonte)
Feira de Santana 0x0 Araci (Feira de Santana)
Miguel Calmon 0x0 Jacobina (Miguel Calmon)
Itabuna 5x2 Canavieiras (Itabuna)
Santo Amaro 5x2 Santa Bárbara (Santo Amaro)
Porto Seguro 5x1 Eunápolis (Porto Seguro)
Itapetinga 3x1 Itororó (Itapetinga)
Buerarema 3x0 Ibicaraí (Buerarema)
Uruçuca 3x0 Gandú (Uruçuca)
Medeiros Neto 2x1 Prado (Medeiros Neto)
Brumado 2x0 Condeúba (Malhada de Pedras)
Coarací 2x0 Itapitanga (Coarací)
Santo Antônio de Jesus 1x0 Maragogipe (Antonio de Jesus) wxo - Tapetão
Jequié 1x6 Ipiaú (Jequié)
Iguaí 0x4 Jitaúna (Iguaí)
Inhambupe 1X3 Biritinga (Inhambupe)
Macaúbas 1x2 Itambé Macaúbas
São Sebastião do Passé 0x2 Crisópolis (São Sebastião do Passé)

Raio X da 7ª rodada
11 Vitórias mandantes
05 Vitórias Visitantes
08 Empates
24 Jogos
42 Gols mandantes
31 Gols visitantes
73 Gols
Média de 3,08 gols por partida.

Raio X da Competição
81 Vitórias mandantes
47 Vitórias Visitantes
40 Empates
168 Jogos
261 Gols mandantes
183 Gols visitantes
444 Gols
Média de 2,64 gols por jogo.

Ataque Mais Positivo: Brumado (19 gols)
Ataque Menos Positivo: Maragogipe (1 gol)
Defesa Mais Vazada: Inhambupe (21 Gols Sofridos).
Defesa menos vazada: Coarací (1 gol sofrido)
Escore Mais Repetido: 1x0 (31 Vezes). 18,45% de 168.
Seleções com 100% de aproveitamento técnico: Nenhuma.
Seleções que perderam todas as partidas:
Inhambupe, Itapitanga e Maragogipe (7 derrotas).
Equipes Invictas:
Belmonte, Itabuna, Itapetinga, Porto Seguro e São Francisco do Conde.
Jogo com Maior Escore Mandante:
São Sebastião do Passé 6x2 Inhambupe (5ª rodada - 26/08)
Jogo com Maior Escore Visitante:
Jequié 1x6 Ipiaú (6ª rodada - 09/09)
Macaúbas 4x5 Brumado (2ª rodada - 05/08)




Jogo com maior quantidade de gols:
Macaúbas 4x5 Brumado (2ª rodada - 05/08)


Fonte: Esporte Comunitario.com