terça-feira, 15 de julho de 2014

Iguarias que valem ouro

Riqueza cultural e gastronômica em uma viagem inesquecível a Portugal

Por Luciana Silva      















Queijos harmonizados com vinhos, aquele bacalhau grelhado com batatas ao murro temperado com um bom azeite e o famoso pastel de Belém. Um passeio enogastronômico a Portugal vai atender os amantes da arte de comer e beber bem. Para muita gente, comida de qualidade e um bom vinho são essenciais em uma viagem. Além de encantar pela excelente culinária, o país cativa quem passa pelas fortalezas, igrejas, castelos e vinícolas com o clima de mistério do passado e suas belíssimas histórias. Assim como Fernando Pessoa e Luís de Camões - considerados como os maiores poetas da língua portuguesa e da literatura universal - explicitam o amor em alguns dos seus belos poemas, é impossível conhecer as delícias de Portugal e não se apaixonar.

A convite da Aliança Vinhos de Portugal, o empresário Lula Chamadoiro  e o sócio Leonardo Barros partiram nesta incrível viagem com suas esposas Mônica e Maria Carmem. Eles conheceram Quintas de diversas marcas de vinho, museus e restaurantes tops de várias regiões durante os oito dias do passeio. “Nos identificamos muito com Portugal. Uma terra limpa, que fala nossa língua, com pessoas educadas e hospitaleiras. E, é claro, come-se muito bem. Eu adoro Lisboa. Lá você se sente em casa”, conta Chamadoiro.

Agora você vai poder se deleitar com as dicas gastronômicas e culturais do empresário. Boa viagem pelos lugares incríveis de Portugal e bom apetite! 

Buddha Eden - Depois da destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, feita pelo Governo Talibã em 2001, num dos maiores atos de barbárie cultural no Afeganistão, o Comendador Berardo que sempre foi apaixonado por arte, comprou um espaço com 35 hectares e idealizou esse jardim oriental na Quinta dos Loridos. Para Chamadoiro o passeio é imperdível: “Esse é a quinta atração turista de Portugal mais visitada, mas infelizmente, ainda, é um lugar que o turista brasileiro não conhece”. (www.buddhaeden.com)



Quinta da Bacalhôa
O Palácio da Bacalhôa é uma quinta do Comendador Berardo, acionista majoritário da Aliança Vinhos de Portugal. No primeiro dia da colheita, o Comendador oferece um almoço para 100 pessoas. “Esse vinhedo fica em Alentejo, na região do Azeitão. Equipes são formadas pelos convidados para participar da brincadeira. Colhemos uvas, vemos todo o processo de colheita. O comendador oferece uma taça para o grupo que colher mais uvas”, lembra Chamadoiro. (www.bacalhoa.com)



Quinta da Erdade – Fica na região do Minho, norte de Portugal, e produz o vinho verde que se caracteriza por ser um vinho jovem. Ele passa apenas três semanas num barril de inox e logo em seguida é engarrafado. Outro lugar que Chamadoiro recomenda!



Aliança Underground Museum – O Comendador Berardo construiu este Museu subterrâneo, nas caves da Aliança Vinhos de Portugal em Sangalhos. São inúmeras peças e obras de arte de diferentes origens e espécies que estão em exposição.Outro lugar que o turista brasileiro não conhece e é lindíssimo. É o segundo ponto turístico de Portugal. O Diretor da Quinta explicou todo o processo, mostrando a antiga maquina para amassar uvas, os barris de inox que guardam o vinho, além das inúmeras peças de decoração belíssimas”.



A Quinta da Romaneira é uma das maiores na região do Pinhão e produz vinhos de mesa, do porto, e azeites de alta qualidade




DELÍCIAS DE PORTUGAL



Vintage House Hotel - O restaurante do hotel proporciona uma fantástica combinação dos pratos e vinhos da região. “Esse almoço foi a caminho da Quinta da Romaneira. Recomendo porque é excelente”, destaca Chamadoiro. 





Estórias na Casa da Comida – Se você procura um restaurante sofisticado com gastronomia refinada em Lisboa está no lugar certo. Este restaurante foi vencedor da primeira estrela Michelin no país. No seu cardápio incluem-se petiscos e pratos elaborados pelo Chef, Miguel Carvalho. “Amo Portugal. Amo Bacalhau. Nos oito dias que passei lá, 12 vezes eu comi bacalhau. É de dar agua na boca! Eu indico esse restaurante porque tem um ambiente agradável, pratos antigos, e come se muito bem”, diz Chamadoiro. www.casadacomida.pt





Presuntaria Transmontana – Bastante típico, este restaurante que fica em Vila Nova de Gaia é super indicado para quem é fã da boa gastronomia. Possui vários opções de queijos para a entradinha. A decoração chama bastante atenção, com os defumados expostos. 


  

Porto de Santa Maria – Para Chamadoiro é o restaurante mais requisitado em Cascais. Possui uma vista incrível para o mar e um cardápio super variado: lagosta, lagostin, santola, peixe grelhado, parrilhada de marisco, bacalhau. Advinha qual foi o prato escolhido pelo empresário? www.portosantamaria.com





Solar dos Presuntos – Outra indicação de Chamadoiro é este restaurante bastante típico de Portugal. Localizado no centro, ele sugere o lugar para quem quer comer muito bem. Os pratos compõem verdadeiras particularidades das antigas cozinhas portuguesas. A decoração conta com fotografias e caricaturas dos clientes famosos pelas paredes. 


Chamadoiro e sua esposa viajaram pela terceira vez para Portugal. O país é um os destinos favoritos do casal



ENTRE OS MELHORES

Lula Chamadoiro é um apreciador de vinhos. Para ele, existem dois vinhos da Quinta da Bacalhôa que são recomendados: Quinta da Garrida da região do Dão, e Quinta das Barceladas. Ambos, segundo ele, são vinhos muito bons da Aliança de Portugal. 


Na saída de Fátima, Chamadoiro, a esposa e os amigos partiram em direção a Óbidos, uma vila antiga e muito bonita, cercada por muralhas do tempo da ocupação dos mouros. A cidade é turística com muitas lojinhas, restaurantes e pousadas. Lá, você não pode deixar de beber a famosa Ginja no copo de chocolate, bebida muito apreciada em Portugal.






Fotos: Divulgação e arquivo pessoal/Lula Chamadoiro
Revista Cidadelle: http://issuu.com/revistam2/docs/cidadelle03_final_issuu

Nenhum comentário:

Postar um comentário