quinta-feira, 29 de maio de 2014

Lar, doce lar

A morada dos sonhos pode estar mais perto do que se imagina. Famílias compartilham o caminho para a conquista do que tanto sonhavam


Por: Lara Guedes e Luciana Silva 
Ilustração: Marco Gross

O ser humano é movido por seus sonhos e desejos. Uns sonham com o carro do ano, outros com aquela viagem pela Europa, mas há um sonho que certamente vai perpassar pela cabeça das pessoas em algum momento da vida, o da casa própria. Para alcançá-lo, é necessário planejamento e investimento. Iara e Pedro sempre quiseram morar em uma casa, e com a chegada do pequeno Noah, pensaram que seria ótimo criar o flho num área mais livre. Com muito esforço, eles construíram a própria casa com 100 m². O casal Renata e Igor realizou o sonho da casa própria economizando, e assim conseguiu fnanciar seu primeiro apê, onde mora há algumas semanas. Ronald e a esposa Viviane queriam mais espaço para eles e os flhos, então saíram de um apartamento de 130 m² e investiram em um de 270 m². A história dessas famílias pode ajudar você a alcançar o cantinho especial que tanto sonhou.
Meu primeiro apê
Chaves na mão! Chegou o momento tão esperado… Entrar com o pé direito no primeiro Cimóvel próprio. Pode parecer difícil, mas com planejamento é possível realizar este sonho. Para a publicitária Renata Dantas e o engenheiro Igor Moreira, recém-casados, o apartamento foi peça fundamental para decidirem se casar: “Demos o primeiro passo e compramos o imóvel na planta que estava previsto para entregar em dezembro de 2012. Decidimos marcar o casamento, no entanto, casamos e o apartamento não ficou pronto. Fomos morar na casa de minha sogra e aproveitamos esse período para juntar mais dinheiro e construir o apê dos nossos sonhos. Hoje, estamos felizes e desfrutando do tão sonhado lar”, comenta Dantas.

Na opinião do corretor de imóveis, Paulo Medeiros, o maior sonho do brasileiro continua sendo ter a casa própria. “As pessoas estão investindo mais em imóveis. Essa é a prioridade de muita gente. Sem contar que, o crédito imobiliário vem facilitando muito”, esclarece. Renata conta que financiaram em 20 anos e pretendem quitar tudo antes disso. “Nós analisamos e percebemos que os valores das parcelas não mudam muito”, conta. Quanto aos maiores desafios, ela enfatiza: “tivemos que unir nossa renda com nosso sonho, definir o tamanho do apê, localização e principalmente segurança. No início não iríamos fazer obra, mas com planejamento, colaboração do nosso arquiteto e parceria da empresa de móveis contratada conseguimos fazer o que queríamos”.
O projeto foi realizado por César Assinar Filho, em conjunto com a arquiteta Carol Paiva. O arquiteto relata que fazer esse projeto foi muito gratificante, principalmente por ser primo
de Igor: “fazer projeto para pessoas tão próximas é mais difícil, pela questão da intimidade. Apesar disso, desde o início, eles se mostraram extremamente envolvidos”. Com o intuito de atender a vontade do casal, César tentou compor a arquitetura de modo que a mesma tivesse personalidade dos envolvidos no projeto. “É sempre delicado conciliar os desejos individuais, principalmente quando se trata de marido e mulher. Nesse processo, é necessário que cada um saiba o momento de abrir mão de seus desejos individuais pelo bem comum”, finaliza.



10 DICAS PARA ADQUIRIR SEU PRIMEIRO APARTAMENTO

O corretor Paulo Medeiros lista o que é preciso levar em consideração antes de comprar o primeiro imóvel

1- Procure um corretor de confiança para te ajudar a encontrar o imóvel que deseja.
2- Identifique o valor do imóvel na região que pretende morar.
3- Não tome nenhuma decisão sem antes analisar os riscos. Se for fazer financiamento, é importante que se faça uma simulação antes para ver o limite de crédito que o banco vai oferecer.
4- Verifique o potencial de valorização da região.
5- Observe a vizinhança para ver se o local se encaixa com o estilo de vida que você quer ter.
6- Os imóveis que ficam com a frente voltada para a nascente são mais valorizados
7- É muito importante conferir a documentação do imóvel e dos antigos proprietários, caso o imóvel seja usado.
8- A vista agrega valor ao imóvel. Por isso, assim que encontrar o imóvel ideal verificar se não existe a possibilidade da vista ser tomada por outra construção futuramente.
9- Checar o valor do condomínio, o passivo, o grau de inadimplência dos condôminos e se possui taxa extra.
10- Verificar se o prédio tem uma fachada pastilhada e boa estrutura. 

Do sonho à construção
Construir uma vida juntos não é fácil, muito menos construir uma casa. O casal Iara Lima, 26, estudante de Direito e Pedro Saraiva, 27, calculista, começaram a se planejar cedo, e em um ano, conseguiram conquistar a casa que sempre quiseram para criar o pequenino Noah. “Pedro sempre morou em casa, então nunca cogitamos morar em apartamento, sem falar que queríamos criar nosso filho num ambiente mais livre”, conta Iara. Antes da construção do lar atual, eles conseguiram adquirir a primeira morada através do consórcio. “Eu indico, sem dúvida, o consórcio, pois não tem juros, ao contrário do financiamento”, destaca. Para diminuir as parcelas, eles deram o carro que Iara possuía, e refilar, doce lar nanciaram o carro de Pedro. “Isso ajudou a reduzir as parcelas mensais o que pesou menos no nosso bolso”, diz Pedro.


A ideia de construir a casa surgiu a convite do pai de Pedro que possuía um terreno, onde já vivia na casa que construíra. “Sabíamos que não seria fácil, mesmo com a ajuda do pai de Pedro, mas topamos”, conta Iara. Eles não se desfizeram da casa que moravam, pois tinham que aguardar a finalização das obras para se mudarem. “Nós fizemos a casa ao poucos durante um ano. Foram investidos cerca de R$100 mil para 100 m², e tivemos que optar por materiais mais em conta em algumas situações”, conta Pedro.
A sorte do dois é que o projeto da casa foi um presente do tio e arquiteto Maurício Del Rey. “Projetei a casa com a preocupação de aproveitar o máximo da ventilação e iluminação natural do lugar”, explica o arquiteto. O acabamento e decoração ficaram por conta da amiga deles e arquiteta Erilene Passos, que fez tudo de acordo com o gosto e bolso do casal. “Escolher um bom arquiteto é essencial. Eles facilitam todo o processo e podem dar apoio mais técnico nas nossas escolhas. Tivemos a sorte de ter bons profissionais no nosso ciclo de família e amigos”, explicita Iara.

Iara conta que muitos amigos pedem conselhos, e o detalhe que sempre destaca é o planejamento. “Desde o namoro, planejamos nossa casa própria, o que facilitou estarmos bem agora”. Mas não foi tão fácil, ou melhor, não está sendo, depois de um ano de economias quase sem sair de casa para construir a casa, o casal continua contendo gastos para a compra dos móveis. “Preferimos ter um pouco mais de paciência para investir em móveis de qualidade e de acordo com nosso gosto. Como não vendemos nossa antiga casa, o aluguel ajuda na compra dos móveis”, finaliza Pedro.


Mudando de ares
Trocar de residência requer uma atenção especial. Ainda mais quando a mudança é para um lugar mais espaçoso. Essa decisão interfere em diversos aspectos da vida: seja na parte familiar, em questões financeiras, e até mesmo nas relações sociais. Cercados de grande expectativa, o oftalmologista Ronald Sampaio da Silva Júnior e a esposa Viviane Serravale Tavares Silva, dermatologista, moravam em um apartamento de 130m² e decidiram se mudar para um lugar maior, de 270 m², por conta do conforto familiar. “A mudança é sempre um pouco confusa. Compramos o apartamento na planta e planejamos ao longo de quatro anos. Estamos muito satisfeitos, porque o apartamento é amplo, bem localizado, e tem espaço para as crianças”.



O apartamento com pé direito duplo possui quatro suítes, três salas, cinco banheiros e uma varanda gourmet

Como Bernardo, cinco anos, e Rafael, três anos, têm idades próximas, o casal optou por colocar os dois dividindo o mesmo quarto e transformar uma das suítes em uma brinquedoteca. “É um espaço que eles vão estudar, brincar, e interagir mais juntos. Isso aproxima mais os irmãos”, comenta a arquiteta que fez o projeto do apartamento, Mércia Sales. Segundo ela, decorar o apartamento dessa família foi bastante prazeroso porque ela já os conhecia e tinha feito o projeto do apartamento anterior. Mércia argumenta que decorar um ambiente maior é mais fácil. “Hoje, alguns apartamentos têm os quartos pequenos e isto é um grande problema, não que seja difícil, mas requer certo cuidado”.

Há dois meses morando no apartamento, o casal já percebe uma grande diferença desde quando a mudança foi iniciada. Os móveis e objetos de decoração foram escolhidos aos poucos. “Inclusive Dr. Ronald gosta de opinar e participou de todas as escolhas, o que eu considero muito importante”, pontua Sales. “A decoração não está finalizada, mas com todo cuidado vamos deixando o apartamento do nosso jeito”, finaliza Ronald.



 Fotos: Xicu Sales  


Revista Metro Quadrado - 17ª edição: 
http://issuu.com/rafaelapalma/docs/mq17_issuu/58

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Multi serviços

Reunir vários itens em um só lugar tranquiliza o cliente e garante que projeto seja executado em tempo ágil

Por Luciana Silva

Compromisso com filhos, trabalho e casa... É uma correria diária. Na busca pelo conforto, otimização do tempo, economia e garantia de um serviço de qualidade, muitas pessoas procuram empresas que apresentem uma solução full service, nova tendência do mercado. Afinal, tempo hoje vale ouro, não é mesmo? “As empresas que conseguem aliar variedade de produtos e oferecem maior agilidade se destacam. É o caso da Marmoraria Senhor do Bonfim, que está sempre antenada, e tem um excelente atendimento para execução de projetos”, comenta Janice de Abreu, uma das sócias da Traço 2 Design de Interiores.


=> As bancadas de cozinha, banheiros, varandas gourmet, lavabos e soleiras são sempre indicadas por Janice de Abreu e Bianca Coelho, sócias na Traço 2


Pedra Fundamental
Há 30 anos comprometidos com a qualidade, a Marmoraria Senhor do Bonfim possui uma variedade de pedras ornamentais. São inúmeras opções de cores, produtos e acabamentos. Para a Designer de Interiores, Kaká Bulhosa, parceira da Marmoraria, essas pedras estão sendo cada vez mais utilizadas na decoração de interiores. “Os clientes estão receptivos e confiantes com a escolha desse material que personaliza e valoriza o ambiente, dando um diferencial e proporcionando mais bem estar. Além de trazer efeitos encantadores que refletem a beleza e a preciosidade das jazidas minerais para dento do seu espaço”.
Bulhosa destaca, ainda, que a Marmoraria demonstra cuidado e respeito no pós venda, o que é difícil encontrar em algumas empresas: “Gosto de indicar a meus clientes produtos com qualidade, assim como proporcionar pontualidade na entrega. Isso passa confiança e valoriza tanto o meu trabalho quanto da empresa, o que é muito importante”.
A Traço 2 Design de Interiores que trabalha em parceria com a Marmoraria há 5 anos está sempre recomendando-a para projetos residenciais e comerciais. “Conhecemos a Senhor do Bonfim através de uma indicação de um cliente que nos contratou para executar seu projeto. O mesmo solicitou que as bancadas fossem feitas pela empresa. O processo foi tão tranquilo em todas as etapas que o projeto final foi um sucesso, e desde então sempre indicamos”, explica Bianca Coelho, Designer de Interiores da empresa


=> A Marmoraria possui um portfólio com mais de 200 opções de pedras naturais e sintéticas, nacionais e importadas. Além disso, apresenta uma linha completa de metais exclusivos, louças, cubas, lavatórios, coifas, cooktops e revestimentos especiais

 Fotos: Divulgação



Revista Metro Quadado - 17ª edição: http://issuu.com/revistam2/docs/mq17_final_issuu/56

quarta-feira, 21 de maio de 2014

MISSÃO DO BEM

Projeto de mobilização mostra que qualquer pessoa pode construir um país melhor. E você, já pensou em fazer a sua parte?

Por Luciana Silva

Imagine que você tem o poder de transformar o mundo! Idealizou? Atos simples como plantar uma árvore, doar uma roupa que não usa mais, dar um livro para alguém que você nem conhece e até mesmo ter a sua própria ideia e criar um projeto que possa contribuir para um lugar melhor para se viver. Que tal começar por você mesmo? Quatro jovens e uma ideia incrível: ativar o potencial de transformação de pessoas e organizações. Foi com essa iniciativa que as publicitárias Fernanda Cabral e Mariana Campanatti, a jornalista Mariana Ribeiro e o atuário Thiago Pereira passaram a reunir pessoas em todo o Brasil no intuito de estimula-las a construir um país melhor. Assim nasceu o projeto Imagina na Copa!
A ideia e o nome do projeto surgiram em maio de 2012, após alguns brasileiros encararem a Copa do Mundo de 2014 com pessimismo desde que o Brasil ficou definido como país sede. Os argumentos? “Se as coisas estão ruins desse jeito, imagine na copa”, “Não estamos prontos para receber um evento desse porte”, “Precisamos nos preocupar com as coisas mais importantes”. Mas, do que adianta, apenas, reclamar? Uma das co-fundadoraras, Mariana Campanatti, acredita que essa foi uma oportunidade para trazer mudanças positivas para o país. Segundo ela, é preciso não perder a esperança e mudar de atitude.  “A reclamação por si só não vai nos levar mais longe. Com todas as minhas forças, acredito que é possível mudar as coisas para melhor. Não tem mal nenhum reclamar, mas acho que você pode fazer com que isso caminhe para um mundo mais colaborativo. É preciso assumir sua responsabilidade e pensar de forma coletiva”.
O Imagina na Copa é um projeto do Imagina.vc – empreendimento social -, que atua de três formas: Através de missões realizadas, geralmente, uma vez por mês, postagens semanais de vídeos  e oficinas que ficam sob a responsabilidade dos capitães (Voluntários em todo o Brasil, que estão a frente das ações do Imagina na Copa. Eles potencializam o alcance do projeto em cada cidade do país).

A designer Rafaela Palma é uma das Capitãs que participou da 1ª turma em Salvador. “O projeto é importante porque mostra histórias de pessoas com atitudes simples que conseguiram promover alguma mudança. Essas pessoas se tornam exemplo e inspiram cada um de nos a nos tornarmos agentes de transformação. Os capitães pesquisam as historias da região para serem contadas através dos vídeos, promovem as oficinas, replicam as histórias que já foram contadas e chamam a galera para fazer as missões”, explica.




De grão em grão

O  Imagina na Copa é um projeto do imagina.vc – Empreendimento social- , que atua de três formas:

Vídeos semanais
Uma forma de participar é enviando histórias de pessoas que estão transformando o país para melhor para serem contadas através de vídeos. Os co-fundadores reproduzem projetos e ações de cidadãos considerados verdadeiros heróis, por fazerem o melhor que podem com apenas o que tem. Os vídeos serão disponibilizados no site www.imaginanacopa.com.br até 12 de junho de 2014, dia da abertura da Copa do Mundo.  O objetivo é inspirar você a fazer o bem!

Missões
São realizada, geralmente, uma vez por mês. A intenção é fazer com que as pessoas se envolvam com determinação, foco, e é claro, sem perder a diversão, mostrando como é fácil fazer algo bom e úti.

Oficinas
Com o objetivo de despertar maior potencial de transformação dos participantes, as oficinas os ajudam a descobrir sua causa e a criar projetos de forma criativa.  Este workshop presencial pode ser realizado por qualquer pessoa, o toolkit, com a metodologia e os materiais, está disponível no site do projeto. O designer Marco Gross, participante das oficinas em Salvador, criou juntamente com outros voluntários o projeto ‘As balas do bem: por Manifestações mais doces’. “O objetivo era pensar numa forma de ativismo mais inteligente. Durante as manifestações que aconteceram no ano passado, levamos a ideia pra frente e incluímos o projeto na própria manifestação. Foi quando começamos a distribuir aqui em Salvador para quem estava assistindo, balas com dizeres como “Nossas balas valem mais do que 20 centavos”, “Nossas balas não são de borracha”. Daí outros estados começaram a atuar com nosso projeto também”, destaca Marco. Facebook da ação: www.facebook.com/BalasDoBem


Missão #9 – Não Reclame do Calor, Plante uma Flor – Essa missão convoca as pessoas a fazer algo fácil, mas muito importante: plantar uma árvore e diminuir as altas temperaturas. O projeto que começou em Cuiabá reúne várias pessoas no intuito de rearborizar a cidade para reduzir o calor e criar mais sombras. Além disso, será possível respirar melhor! “A cidade arborizada pode reduzir ate 3°de temperatura. Plantar uma arvore é muito simples. Muita gente nunca fez isso, mas é fácil e prazeroso. Inclusive não existe gasto. Muitas prefeituras e Parques ecológicos doam mudas”, explica Mariana.



Acompanhe o passo a passo e veja que não é difícil:



Fotos e ilustração: divulgação

Revista Metro Quadrado - 18ª edição: 
http://issuu.com/revistam2/docs/mq17_final_issuu/48

terça-feira, 20 de maio de 2014

Anfitrião de ouro

Decore sua casa com alegria, estilo e muita elegância para receber os amigos e familiares na Copa

Por Luciana Silva

Petiscos saborosos, docinhos para alegrar ainda mais a torcida, uma cervejinha gelada, amigos e familiares reunidos. Assistir um jogo do Brasil na Copa do Mundo é sempre muito divertido. E vai ficar ainda melhor com uma decoração que favorece o clima em sua casa e que pode deixá-la ainda mais com o espírito torcedor e fraternal nesse evento mundial. As arquitetas Hortência Costa e Carine Costa Lima, mãe e filha, mostram como é simples e divertido arrumar a casa para receber as visitas à altura, sem deixar de manter a essência da casa.




1. Bolo confeitado: As arquitetas optaram por fazer um bolo decorado (Sweet Bolos Decorados) para enfeitar o ambiente e deixá-lo mais alegre.  
2. Letras BR: Essas letras (Espaço Casa) fazem uma alusão em relação à cor verde da bandeira do Brasil. Segundo Hortência Costa, foi uma opção bem coerente, porque o verde da letra R pontua muito bem com a almofada da mesma cor.
3. Jogo Americano: Uma ideia bem criativa! Carine optou por utilizar o jogo americano no sentido invertido, o que passou a imagem de um trilho de mesa.
4. Petiscos: Para facilitar o acesso das visitas pela casa e não atrapalhar o jogo, as compotas individuais com os petiscos são boas opções. Por isso, elas trabalharam com esses utensílios.
5. Almofadas: As almofadas azul e verde (Bagdá) foram escolhidas pelas arquitetas para caracterizar as cores do Brasil, e para dar um charme na decoração.
6. Mesa de centro: A mesa de centro foi desenhada por Hortência e colocada com um puff. Ficou ótima na decoração e como elas recebem muitas visitas, quando deixa de ser mesa, pode servir para mais uma pessoa sentar. “Nosso APÊ é compacto, mas dá para decorar e colocar muitas pessoas”, conta Carine.

- Forminhas: Os doces de Carine dispensam apresentações. Hum... Em comemoração a data pode-se utilizar esses artigos personalizados, como as forminhas e guardanapos (Bazar do Walter) que caracterizaram bastante o ambiente.
- Cupcakes: Quem resiste a um cupcake? E ainda mais quando eles são tão fofinhos e com as cores do Brasil. Como o bolo encomendado pode ser falso, servindo apenas para enfeitar o espaço, os cupcakes (Sweet Bolos Decorados) são ótimos para alegrar, atrair os olhares e adoçar ainda mais o paladar dos visitantes. 
-Cantinho da alegria: Elas buscaram trabalhar com instrumentos musicais para deixar o ambiente mais divertido. Ao lado, foram colocados objetos de decoração como o 'Garden Seat' amarelo (Bagdá) para realçar uma das cores do Brasil e a pinha de porcelana em branco (Espaço Casa)
- Plotagem: Uma das formas de exibir o orgulho de ser brasileiro é plotando mesas, e objetos como uma chopeira, por exemplo. Como foi feito pelas arquitetas. “A gente trabalhou com as plotagens que são baratas e que você consegue facilmente instalar e tirar, tanto é que foi a gente que colocou”, explica Carine. Olha como ficou bem bacana! 

Revista Metro Quadrado - 17ª edição: http://issuu.com/revistam2/docs/mq17_final_issuu/22

Hambúrguer: Coma sem culpa



Experimente essa delícia em uma versão mais saudável sem deixar a dieta ir embora

Por Luciana Silva

Hummm... Bateu aquela vontade de comer um hambúrguer, mas não quer enfiar o pé na jaca? Quando pensamos nesta delícia, logo vem à mente aquela bomba calórica. Mas, quem disse que não é possível criar um hambúrguer saboroso e nutritivo? Para a nutricionista esportiva e sanitarista, Tâmara Ferreira, tudo vai depender da escolha dos ingredientes. “Prefira alimentos de médio e baixo índice glicêmico, que aumentam a glicemia de forma lenta, com isto aumentam o metabolismo, favorece a queima de gordura, conferem saciedade, reduzem o apetite, além de estimular menos a produção de gordura corporal”, explica. É possível, sim, deixá-lo mais saudável de um jeito simples e gostoso com as receitas que ela preparou.

E AGORA, COMO FAZER MEU HAMBÚRGUER?

Veja as opções de carne de hambúrguer e molhos que a nutricionista Tâmara Ferreira selecionou para você produzir seu lanche com primor.

HAMBÚRGUER DE ESPINAFRE
• 500 g de carne moída (alcatra, filé especial, chã de dentro ou patinho)
• 1 xícara de farelo de aveia
• 1 xícara e 1/2 de espinafre picado
• 3/4 xícara de coentro picado
• 1 cebola média
• 1 ovo inteiro e 1 clara
• Temperos a gosto (alho, cebolinha, sal e pimenta)              

Modo de Preparo:
Cozinhe o espinafre. Após cozinha-lo, acrescente os outros ingredientes. Faça pequenas porções de hambúrgueres e coloque para assar. Depois de prontas, pode montar o hambúrguer, adicionando os acompanhamentos sugeridos.

HAMBÚRGUER DE CHIA E LINHAÇA
·  400 g de carne magra moída (pode ser filé especial, alcatra, chã de dentro ou patinho)
·  1 clara
·  1 colher (sopa) de semente de chia
·  1 colher (sobremesa) de aveia em flocos (ou quinoa em flocos ou farinha de linhaça dourada )
·   ½ cebola média em cubos
·  ¼ de xícara (chá) de salsa ou cebolinha picada
·  Sal, pimenta-do-reino e alho a gosto
Modo de preparo
Em uma tigela funda, misture a carne moída, a clara, a chia, a aveia, a cebola e a salsa. Tempere com o sal e a pimenta. Acrescente os outros ingredientes e amasse até incorporar bem todos os ingredientes. Divida em quatro partes iguais e molde os hambúrgueres. Utilize uma frigideira antiaderente sem utilizar óleo e leve para assar no forno!

Fique ligado: Os hambúrgueres podem ser congelados por até três meses. Armazene em porções individuais e descongele.

Acompanhamentos para as duas opções acima:
·         Pão para hambúrguer integral, pão de centeio ou de linhaça ou de soja
·         2 colheres (sopa) de creme de ricota ou creme de queijo minas 
·         4 rodelas de tomate
·         1 colher de sopa de cenoura ralada
·         1 colher de sopa de beterraba ralada
·         Folhas de alface roxo (a gosto)
·         4 colheres de sopa de azeite de oliva
·         1 colher de chá rasa de orégano ou alecrim


A nutricionista Tâmara Ferreira também preparou algumas receitas de pastas que podem ser colocadas no hambúrguer. “Prefira molhos simples, evitando os molhos à base de maionese e queijos, pois estes são mais gordurosos”, destaca a especialista.


PASTA DE SALMÃO (Pode ser substituída por atum ou sardinha)

• 300g de ricota fresca
• 100g de salmão (molhar o salmão no azeite)
• 01 colher de sopa de cebola picada
• 08 colheres de sopa de iogurte natural
• Sal marinho e pimenta do reino a gosto
• Salsinha para decorar

Modo de Preparo: Processe todos os ingredientes, menos a salsa. Deixe quatro horas na geladeira. Antes de servir, enfeite com a salsa.


GUACA MOLE

• 02 abacates maduros, consistentes
• 02 tomates sem pele e sem sementes (picados)
• 01 dente de alho (ralado)
• 01 Cebola média (picada)
• Suco de 1 ou 2 limões (depende da preferência)
• 01 colher de sopa de coentro (picado)
• Sal, a gosto

Modo de preparo: Amasse o abacate até transformar em uma pasta homogênea. Em seguida, misture todos os ingredientes.

OBS: Esta preparação poderá ser utilizada para substituir a manteiga e margarina


A nutricionista Tâmara Ferreira listou algumas orientações para você caprichar no preparo do seu sanduíche sem abusar da saúde:

1. Substitua o pão branco por pão integral, centeio, soja, linhaça ou aveia. Quanto mais escuro, melhor. Pois ele terá mais grãos integrais, com isto terá mais fibra.
2. Troque os queijos amarelos por queijos brancos como: queijo minas, cottage, coalho light, ricota ou muçarela de búfala;
3. Acrescente verduras ou legumes ao hambúrguer como: cenoura, beterraba, alface e repolho;
4. Faça uma pasta saborosa e sem gordura para dar mais sabor ao hambúrguer, ou molhos a base de ervas como: orégano, alecrim, manjericão, salsa, cebolinha dentre outras;
5. Utilize proteínas magras para o preparo do hambúrguer como: alcatra, patinho, filé especial, chã de dentro, frango, atum, sardinha ou salmão;
6. Ao preparar o hambúrguer, substitua a margarina pelo azeite de oliva;
7. Se for acrescentar o ovo, prefira utilizá-lo cozido ou frito na água.


Revista Alpha Fitness - 2ª edição http://issuu.com/revistam2/docs/am01_final_issuu/26