sexta-feira, 6 de junho de 2014

Pouso estratégico

Empreendimento comercial favorece  bem-estar da população de Salvador  e Região Metropolitana

Por Luciana Silva


É quase unanimidade: mobilidade é considerada o maior  problema de Salvador e região metropolitana. A informação foi apurada, em outubro passado, pelo Sindicato Nacional de Arquitetura e Engenharia (Sinaenco). Tal situação (nada boa!) fez nascer um novo conceito imobiliário: empreendimentos que oferecem tudo num mesmo lugar. Uma das precursoras nessa iniciativa, a Odebrecht Realizações Imobiliárias, entregou recentemente o Hangar Business Park - primeiro Campus Corporativo da Bahia. “O hangar é diferenciado porque tem uma localização privilegiada e uma estrutura incomparável com os empresariais que temos no Nordeste. Um empreendimento desse porte traz empresas para perto das pessoas e melhora o fuxo do trânsito”, esclarece Franklin Mira, diretor da Odebrecht Realizações Imobiliárias.

O arquiteto Antônio Caramelo, que fez o projeto do Hangar Business Park, conta que a inspiração do empreendimento veio da necessidade cada vez maior de edifcações empresarias com espaços amplos e de uso comum. “Por isso utilizamos o conceito de campus corporativo, onde existe um compartilhamento de experiências e comunhão de pessoas e projetos. Esta é uma tendência mundial, que visa unir arquitetura e paisagismo para facilitar a criação de novas conexões e negócios através da interação entre empresas e clientes”, explica.

Para a psicóloga e pós-graduanda em trânsito, Melina Nonato, trabalhar, realizar atividades físicas, fazer compras e estudar num mesmo lugar, diminui o tempo considerado desperdiçado no trânsito e aumenta a sensação de bem-estar. “Hoje, a maioria das pessoas procura a comodidade de realizar todas as atividades perto de casa por motivo de segurança e dos engarrafamentos. Isso traz conforto e equilíbrio”.

Estrutura completa

O empreendimento possui nove torres, sendo duas hoteleiras e outras sete empresariais. No entanto, o grande diferencial está nas áreas comuns, que contempla um Green Mall com um mix de lojas, academia, restaurantes e deck parking. “Se você não quiser pegar trânsito, tem a opção de chegar mais cedo ou sair mais tarde e fazer sua academia. Vamos promover uma série de serviços para que as pessoas possam fazer atividades e não precise enfrentar o horário de rush”, comenta Mira.

Demanda ativa

O Hangar, com três meses de inaugurado, já apresenta grande ocupação, a exemplo do Hotel Ibis, com 275 apartamentos de 18,51m² cada e taxa de ocupação de 40%. “Os hotéis com o mix de business, centro de compras e facilidades, sem dúvida alguma, se destacam. O Hangar é pioneiro e terá o sucesso que todos buscamos. Operar um empreendimento deste porte nesta localização nos dá muita tranquilidade”, relata o gerente do Hotel Ibis no Hangar, Mil Vieira.

A loja da DNA Natural - Restaurante de fastfood saudável - foi a primeira a começar as obras, e segundo o empresário André Teixeira, proprietário do primeiro DNA Natural em Salvador, a inauguração está prevista para o início de maio. “Foi uma oportunidade de negócio que surgiu, com toda a carência da localidade e com a ideia de um negócio inovador. Escolhi o Hangar com a certeza de um investimento com retorno certo, dada as devidas proporções do empreendimento e a competência e credibilidade da Odebrecht”, destaca.

Dra. Vera Lucia Argollo Vémere, médica especializada na área de atuação da dor comprou duas salas para montar sua clínica e também está animada com o investimento. “Todos nós temos um sonho. Eu tinha um sonho de ter uma clínica de excelente padrão e foi isso que a Odebrecht ofertou. Eles facilitam para que você termine seu empreendimento e torne seu sonho realidade. Nós temos que agradecer pela funcionalidade que eles nos proporcionam”, conta.

Prazo antecipado

A pontualidade na entrega dos empreendimentos não é prática comum no mercado. No entanto, a Odebrecht como sempre vem se destacando. A segunda fase ia ser entregue em abril e foi fnalizada em novembro, quase seis meses antes do previsto. “O Hangar é um projeto que tem como marca a excelência, além da conclusão antes do prazo previsto no lançamento, o empreendimento alcançou um nível inquestionável em quesitos como segurança e qualidade”, disse Mira.



O projeto arquitetônico do Hangar foi o primeiro colocado na etapa Brasil do International Property Awards 2011. Para Antônio Caramelo, esse prêmio é um estímulo para continuar criando projetos de excelência.



Fotos: Divulgação